segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Alcool e direção

Neste período de carnaval além dos desfiles de escolas de samba e da mulata globeleza outra coisa que sempre se repete são as campanhas de prevenção de acidentes de trânsito. É claro que o foco maior é no álcool, o maior responsável direta ou indiretamente pela maior parte das mortes no trânsito.
Como no carnaval as pessoas viram esponjas de cachaça e sempre tem um idiota que acha que pode dirigir mesmo sem conseguir achar o buraco da chave do carro, sempre vai ter gente morrendo. Não sei se estas campanhas tem uma real eficácia, pessoalmente acho que muito pouca. Quem gosta de beber não vai deixar de beber por conta de propaganda, quem é imbecil e dirige embriagado não vai deixar de ser.
De todas as campanhas que vi uma me chamou a atenção pela criatividade. Os outdoors que vi em minha cidade eram de outra empresa, portanto não sei quem foi o idealizador, mas este foco trágico - cômico foi muito bem bolado.





























Mas como disse acima a questão básica é que provavelmente estas campanhas tem pouco resultado pratico e real. Portanto lembrei de um destes email correntes que recebi a muito tempo atrás e que fiquei chocado ao descobrir ser tudo verdade. Talvez esta história posso mexer com alguém.
Esta abaixo é Jacqueline.



Aos 20 anos de idade seu carro atingido por um motorista bêbado dirigindo uma camioneta (SUV). O carro de Jacqueline incendiou matando outros dois ocupantes, apesar de ter a maior parte do corpo queimado ela sobreviveu. Sobreviveu a um custo altíssimo. Esta é Jacqueline hoje:



Agora ela e seu pai se dedicam a promover campanhas compra a mistura de álcool e direção. Seu slogan é:
“Nem todos atingidos por um motorista bêbado morrem.”
Sua historia chocante é o mais brutal exemplo de como as conseqüências de um ato irresponsável podem atingir outras pessoas. No site de Jacqueline tem farto material sobre o caso. Se você conhece alguém que tomas umas e sai por ai mande alguma coisa para ele. Seguem os links com material escrito. Também tem vídeos lá.

Site de Jacqueline
Apresentação em Power Point
Documento em PDF

Fonte das fotos dos outdoors: http://www.olhoscriticos.com.br/index.php

3 comentários:

Seu BOGA disse...

não sei de onde voce é...mas os mesmos aotdoors estão na minha cidade - Fortaleza...realmente são muito bons...

http://anterocoelho.blogspot.com/

Cajarana disse...

Já soube destes Outdoors em Fortaleza e vi fotos. São realmente de outra empresa mas o conteúdo é o mesmo.

Bruce De Battisti disse...

sofri um acidente no natal do ano passado. Fiqui frustado de ter parte do meu corpo com quelóides, mas fiquei chocado ao ver jaqueline.

inté