segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Um mapa muito real

Aqueles qua não estão muito ligados no universos dos games podem ainda não ter ouvido falar do "Call of Duty 4". Um dos mais falados jogos de tiro em primeira pessoa (FPS: first person shooter) do ano. A 4a versão da série de sucesso pela primeira vez abandonou o tema da segunda grande guerra e agora aborda as guerras modernas. É um jogo incrível de um realismo que impressiona.
Mas eu não estou aqui para fazer resenha do jogo. Muita gente já fez isso antes e melhor que eu. O que me chamou a atenção e tive que dividir com vocês foi este post aqui.
Em resumo o cara relata uma viagem aos arredores da usina de Chernobyl, na Ucrânia. Precisamento onde se passam duas fases do jogo. O post está ilustrado com algumas fotos que o viajante tirou por lá. Só lembrando qual a importância de Chernobyl:

"Em 26 de abril de 1986, explodiu um reator da central de Chernobyl que liberou uma nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta expansão da Europa. As causas do acidente foram falhas humanas e falhas no projeto do reator que explodiu." Wikipedia

E por conta disso 50.000 pessoas tiveram que abandonar, suas casas e a cidade se transformou instantaneamente em uma cidade fantasma. Ainda hoje mais de 20 anos após a radiação ainda é muito forte e os raros viajantes só podem passar poucas horas lá.
O que realmente me impressionou nesta história são as fotos do cara. Quem já jogou o Game vai reconhecer na hora: é incrível a semelhança das fotos e dos cenários do jogo. A reconstrução virtual é tão perfeita que chega a ser sinistra. Vejam as fotos reais:


Um bloco de apartamentos da cidade, ainda com a foice o martelo no alto. Lembranças da época da guerra fria.


Várias fotos de um parque de diversões abandonado. Na verdade ele nunca chegou a ser inaugurado. É onde se passa o final de uma das mais importantes (e difícil de passar) fases do jogo. A semelhança é assustadora.

O prédio do ginásio e a piscina.


Uma evidência da saída às pressas.


No post que eu linkei tem outras fotos. Só o registro da cidade abandonada já seria interessante. Agora vejam o vídeo de introdução do jogo. Prestem atenção nas primeiras cenas:

Agora vejam estes Screenshots que eu tirei do jogo.







Sinistro!

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas cara, esse jogo realment sa passa na ucrânia, em chernobyl.

Eles queriam o máximo de realidade, agora tá aí, um jogo que impressiona um blogueiro...
uhasuhsuhasuashuashaushash

Anônimo disse...

CoD4 não foi o primeiro jogo a retratar com fidelidade um mapa real, no caso referindo-se a Pripyat, que é a cidade mais afetada pelo desastre. Se checarem S.T.A.L.K.E.R. The Shadow of Chernobyl, poderão constatar que Pripyat está lá também, porém com menos detalhes. Comparando os dois jogos, sem sombras de dúvida em CoD4 a coisa ficou 'bem' realista.

Cajarana disse...

É claro amigo Thiago que eu sei que o jogo se passa na Ucrânia. Eu finalizei o jogo. O que me impressionou foi o realismo.
Quanto ao STALKER Ceno, vim também várias cenas dele (não joguei). Mas o realismo de Cod4 é impressionante mesmo.
Abraços