quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Paranóia pouca é bobagem

Eu não sabia que lâmpadas fluorescentes contêm pequenas quantidades de mercúrio. Existem alguma preocupação relacionada a questões ambientais sobre a disposição deste mercúrio nos depósitos de lixo e meio ambiente. Outra fonte possível contaminação com mercúrio são os termômetros antigos (não digitais).


Bem realmente o mercúrio É UM VENENO, mas aparentemente é necessário uma exposição mais prolongada. Eu não sei quanto a vocês mas eu brinquei muito com gotas de mercúrio recuperadas de termômetros quebrados. Achava lindo aquelas gotinhas de metal liquido, passando de mão em mão. Eu tinha até um brinquedo (isso mesmo, um brinquedo recheado de veneno) que consistia num labirinto no qual você deveria levar uma "gotona" de mercúrio para a saída. Tudo bem que era lacrado, mas nada que impedisse uma criança de 10 anos. Era bem parecido com este aqui:


É claro que em terras estrangeiras as coisas são levadas mais a sério mas veja este guia de como lidar com uma lâmpada fluorescente quebrada:

São somente 10 passos incluindo luvas, mascara de proteção, uma caixa selada, um pano de limpeza (que também será descartado e lacrado na caixa). Ainda será necessário etiquetar a caixa para avisar incautos do perigo. Não meus 10 anos não era assim.
Neste site da agência ambiental americana existe um pequeno guia do que fazer em caso de contato com mercúrio. Este é um pouco mais realista. Basicamente você deve seguir:
  • NÃO: Tocar, brincar, por na boca, comer, cheirar, jogar na pia, jogar no lixo (o que eu vou fazer com isso??).
  • Se a o mercúrio tocar sua roupa jogue-a fora, se cair no tapete, corte o pedaço contaminado.
  • Se a quantidade de mercúrio for equivalente a uma colher de sopa prepare-se para chamar uma agencia de saúde e aqueles caras de roupa de plástico branca. Além é claro de ter de abandonar sua casa e jogar todos seus objetos fora. Talvez tenha que arrancar o piso também.
Existem até kits comerciais para reciclar o mercúrio e outros próprios para termômetros quebrados com luvas e todo o equipamento necessário.


Nunca mais vou olhar para um termômetro do mesmo jeito.

Fontes:
BoingBoing
EPA
Brinquedo de mercúrio
Mercúrio na Wikipedia (português)