domingo, 28 de dezembro de 2008

Apocalipse Now

São sempre nos tempos de crise que retorna certa histeria sobre o final dos tempos. Isso estou falando do tão temido apocalipse, o final da humanidade, o julgamento final. Agora com a crise econômica, aquecimento global, clima maluco novamente volta a baila o assunto. Em outros tempos já tivemos outros eventos destruidores do mundo. Para ficar somente no século XX e XXI podemos lembrar:

- Alienígenas - O Nazifacismo

- A energia nuclear
- A guerra fria (Guerra nuclear)
- O comunismo
- O Bug do milênio
- Impacto com meteoritos
- O terrorismo
- O aquecimento global

A lista poderia se estender bem mais do que isso. Cada período teve os seus temores de um evento cataclísmico que destruiria o mundo como conhecemos. Para você ter uma idéia o nome apocalipse vem da bíblia, ou seja já faz um bom tempo que tem gente pensando neste assunto. Bem a verdade é que este tema me fascina, principalmente pela sua vertente mais popular: a cultura pop. Não é de hoje que se produzem livros, filmes, series, RPGs sobre os últimos dias da humanidade. Vamos falar da parte mais evidente desta industria, o cinema.
Existem basicamente três tipos de filme nesta área, pré-apocalipse; o fim do mundo propriamente dito e os pós-apocalipse. Claro que estou simplificando, existem subgêneros desta cultura como o cyberpunk e outros mais.
Vamos lembrar dos filmes mais clássicos. Separei também algumas cenas marcantes para vocês curtirem. Vou citar alguns que não assisti mas pedi ajuda ao IMDB (pode haver Spoiler ):

The day after - O dia seguinte (1983)
Narra as poucas horas antes de um ataque nuclear em solo americano e as conseqüência depois. Em tom documental é um filme bem dramático que suscitou muita discussão na época. Esse eu vi na TV e nunca esqueci (coisa de quem vivveu o fim dos anos 80). Cena marcante: O momento da queda da bomba e seus efeitos, observem o EMP - pulso eletromagnetico logo antes da explosão.



Mad Max (1979)
Numa Austrália desolada um policial (Mel Gibson) luta com uma gangue que assasina sua família. Teve duas continuações agora com estúdio Americano, inclusive a famosa "Mad max III- Além da cupula do trovão" com Tina Turner. Cena marcante: A primeira perseguição do filme, apresentando o "Interceptor V8".

Omega Man (1971)
Este ficou mais conhecido pela refilmagem do ano passado "I am legend - Eu sou a lenda" com Will Smith e a brasileira Alice Braga. O interessante é que Omega Man já é refilmagem de uma versão européia e todos são baseados em um livro "I am legend" de 1954. A principal diferença entre esta versão e a de Will Smith são os monstros/zumbis que na versão atual são meio irracionais e MUITO mais fortes. Confesso que gostei mais do filme antigo, Charlton Helston como Robert Neville passou melhor a sensação de desolação de ser a única criatura não afetada no mundo vivendo em completa solidão. Cena Marcante: Abertura do filme, Robert dando uma volta na cidade desolada em seu carrão e caçando alguns vampiros.


Planet of the apes - O planeta dos macacos (1968)
Claro que existe a versão moderna, mas a versão clássica é insuperável (eu não sou um fanático por filmes antigos). Outro filme com Charlton Helston que é um astronauta que chega em um planeta governado por macacos. É antológica a cena final onde ele descobre que na verdade esta no planeta terra no futuro. O filme além das continuações marcou época, tinha até programa de humor da Globo inspirado no filme.






Blade Runner - O caçador de andróides (1982)
The Matrix (1999)
Dois filmes clássicos que tem em comum o tema da tomada de consciência das maquinas num futuro próximo. Blade runner marcou época pela inovação, um dos marcos do cyberpunk. Neste andróides se rebelam são caçados por Harrison Ford numa Los Angeles de 2019. Matrix da mesma maneira, além da abordagem inovadora criou efeitos especiais que foram imitados ao extremo por dezenas de filmes (bullet time). Trailer de Blade Runner na versão do diretor lançada em 2007.
Cena marcante de Matrix: Eu acho que assisti esta cena umas 50 vezes, a melhor cena de luta com armas de todos os tempos. Aluguem o DVD e coloquem no home theater em volume máximo.





Terminator - O exterminador do futuro (1984)
Terminator II - Judgment day (1991)
Outra franquia que explora o despertar das maquinas e a guerra com os homens. Neste caso as maquinas depois de despertarem tentam destruir humanidade com armas nucleares. O T2 apresentou também efeitos especiais revolucionários com o robô T-1000 (efeito de mercúrio liquido). Esta entre um dos meus filmes preferidos de todos os tempos, assisti o II no cinema.
Cena Marcante: A perseguição no canal entre um caminhão e uma Harley


Deep Impact - Impacto Profundo (1998)
Foi um dos melhores da série que destruía a terra com impacto de meteoros. A maioria dos filmes foi lançada antes da virada do milênio. Este com Morgan Freeman no elenco detalha a preparação da humanidade nos meses que antecedem a queda do meteorito e os eventos em seqüencia. Cena Marcante: O impacto do cometa e seus efeitos na terra (meio óbvio).


End of days - Fim dos dias (1999)
The Omen - A Profecia (2006)
Estes filmes foram lançados em datas especificas para maior efeito dramático. O fim dos dias para coincidir com a proximidade da virada do milênio. The Omen ou a Profecia foi lançado no dia 6/6/6, ou 666 o famoso número da besta. Em comum nestes dois filmes é o agente do fim do mundo: o tinhoso em pessoa. Gostei mais da profecia que é uma boa refilmagem de um clássico de 1976 (sempre o 6), consegue assustar sem efeitos especiais espetaculares. merece ser visto.
Trailer de The Omen 2006.


The day after Tomorrow - O dia depois de amanhã (2004)
Já na mais recente moda do aquecimento global neste filme a humanidade é dizimada por fenômenos metereológicos que primeiro derretem as camadas polares depois levam o planeta a uma nova era glacial. Do mesmo diretor de Independence day (veja mais a frente), o cara gosta mesmo de destruir o mundo. Cena Marcante: O ar super congelante (um pouco exagerado).


Night of living dead - A noite dos mortos vivos (1968 )
Dawn of the dead - Madrugada dos mortos (1978 ) (2004 )
28 days later - 28 dias depois (2002)
Este também é um sub gênero a parte, completamente ficcional. Os filmes de zumbi ou mortos vivos. O maior expoente e praticamente criador do tema é o Diretor George Romero com mais um punhado de filmes similares. Nada mais simples e assustador do que os mortos levantando e voltando para devorarem os vivos. O fator que "acorda" os mortos varia de filme para filme: gás, vírus, arma química, radiação, alienígenas. O tema é tão popular que em várias cidades desocupados fazem a Zombie Walk. O "28 dias depois" (e sua continuação 28 semanas) inovaram pela característica dos zumbis, antes lerdos e burros, agora extremamente velozes e mais agressivos. Cena marcante: Jim acorda num hospital abandonado, numa Londres fantasma e começa a descobrir o que houve.


Independece Day
War of the worlds - Guerra dos mundos
Nestes filmes o mundo é devastado por alienígenas e por incríveis efeitos visuais. Ponto maior para a Guerra dos Mundos que é baseada num livro de H. G. Wells (escritor de ficção cientifica) e tem um fato muito curioso relacionado. Em 1938 Orson Wells (um famoso diretor de cinema) ainda era um novato no rádio e fazia a leitura do texto de Guerra dos Mundos. A questão é que muita gente que ligou o rádio no meio do programa teve a impressão que se tratava de uma noticia real. O disc jockey anunciava o avanço dos alienígenas pelo país e a destruição que causavam. Houve pânico nas ruas, saques e mortes. Quase no final do programa é que a equipe da rádio descobriu o transtorno que causara. Artigo na wikipedia sobre o evento.
Cena Marcante: A luta inútil do exercito contra as naves tripes alienígenas





Por hoje é isso. Tenho mais algumas coisas para este tema, se o texto agradar eu dou continuidade.

CAJARANA

Nenhum comentário: